Por: Diana Silva
Tempo de leitura: 4 mins.
O exame de metabólica nutricional é um teste inovador que permite uma avaliação completa do metabolismo, contribuindo para a prevenção e o tratamento de doenças de forma mais assertiva e personalizada.
A modernização das ciências médicas conta com exames inovadores como a Metabolómica Nutricional. Este teste detalhado ao metabolismo vem contribuir para a precisão na prevenção e tratamento de inúmeras doenças.
Metabolómica nutricional
A metabolómica é definida como a análise abrangente de metabólitos numa amostra biológica.
Permite a identificação e quantificação sistemática de pequenas moléculas de produtos metabólicos (o metaboloma) de um sistema biológico (célula, tecido, órgão, fluido biológico ou organismo).
A metabolómica consiste numa análise detalhada do metabolismo do nosso organismo e é uma tecnologia emergente que promete ser uma ferramenta muito útill na prevenção e tratamento de distúrbios de saúde.
O teste examina a quantidade e o tipo de pequenas moléculas presentes no metaboloma (conjunto molecular encontrado numa célula, órgão ou organismo).
A investigação do metaboloma permite identificar alterações no metabolismo e traçar planos de tratamento menos invasivos e mais eficazes, indo á origem da doença.
Por outro lado, este exame identifica as necessidades do organismo para se manter saudável, revelando-se uma ferramenta de excelência numa prática clínica de prevenção da doença e de promoção de um nível otimo de saúde.
A análise pode ser feita a partir de amostra de urina e não tem efeitos adversos associados.
Metabolómica na prevenção e tratamento de doenças
Todas as doenças têm por base desequilíbrios no organismo, que nem sempre são identificados em exames bioquímicos tradicionais.
Desequilíbrios metabólicos podem ser identificados pela Metabolómica, que avalia a existência de inibição ou bloqueios no metabolismo.
Este exame recente, pode identificar desequilíbrios de forma precoce, antes do desenvolvimento de uma doença.
A metabolómica permite avaliar exatamente o que está a acontecer no organismo, sendo um exame de alta precisão que fornece informações que os exames tradicionais não revelam.
A metabolómica detecta desequilíbrios que acontecem em resposta a modificações em sistemas biológicos. Esse conhecimento permite identificar condições que levam ao desenvolvimento de doenças.
Por outro lado, em doenças já instaladas, avalia os desequilíbrios metabólicos que poderão estar associados á sua origem, possibilitando o desenvolvimento de estratégias terapêuticas direcionadas á causa do problema.
É um exame de maior precisão e com um resultado amplo que permite traçar intervenções personalizadas, respeitadoras da individualidade bioquímica dos pacientes.
A metabolómica nutricional torna-se uma ferramenta terapêutica muito útil tanto para o tratamento de doenças já instaladas como para a promoção da saúde geral.
Melhorando a performance metabólica se promove uma base de saúde e o bem-estar dos pacientes.
O que revela o teste
O exame é indicado para pacientes de todas as idades, desde bebês até idosos.
As informações reveladas pela análise podem abranger:
- insuficiência de vitaminas e minerais;
- insuficiência de aminoácidos
- danos oxidativos e marcadores de suficiência de antioxidantes;
- indicadores de capacidade de desintoxicação;
- marcadores funcionais de deficiência de vitaminas do complexo-B;
- metabólitos de neurotransmissores para avaliar as funções do Sistema Nervoso Central (SNC);
- status de suficiência de metilação;
- marcadores de insuficiência de coenzima Q10 (CoQ10) e ácido lipóico;
- marcadores de disbiose específicos para crescimento excessivo de bactérias e leveduras.