Por: Diana Silva
Tempo de leitura: 7 mins.
A medicina funcional é um modelo de cuidados de saúde de abordagem integrativa, com foco na prevenção e tratamento das doenças a partir da sua origem.
Medicina Funcional
A medicina funcional é um modelo de cuidados de saúde inovador, que alia uma forte componente científica a uma visão integrativa da saúde.
É uma abordagem de saúde personalizada que promove o equilíbrio funcional do organismo como forma de alcançar o bem-estar e a longevidade saudável.
“A medicina funcional é uma evolução dos cuidados de saúde permitida pela expansão da ciência e moldada ao cuidado integral do ser humano”
Ao longo dos anos, a evolução do conhecimento científico tem possibilitado uma compreensão mais ampla e profunda da saúde do ser humano.
Um aprimoramento do conhecimento em áreas como a bioquímica e a fisiologia humana associadas ao surgimento de novas pesquisas de ciência nutricional, genómica e epigenética, iluminaram uma nova perspectiva sobre os cuidados à saúde.
Nos anos 90, um grupo de líderes científicos, conhecendo as limitações do modelo convencional e despertos para um amplo conhecimento científico em expansão, propuseram um novo modelo que melhor respondesse as necessidades de saúde.
O bioquímico Jeffrey Blant foi um dos grandes impulsionadores do modelo de medicina funcional, propondo um novo conceito, em que não se limitasse apenas à avaliação de sintomas isolados para diagnosticar e tratar os doentes, mas sim, investigar as causas desses sintomas.
O modelo de Medicina Funcional evoluiu a partir da evolução da ciência e da percepção da importância de uma abordagem personalizada às causas das doenças.
The Institute for Functional Medicine nos Estados Unidos foi o grande responsável pelo início da formação de muitos profissionais de saúde nesta área.
“É hoje considerada por muitos uma evolução dos cuidados médicos, pois resulta da incorporação de novos conhecimentos científicos para uma prática clínica personalizada e focada na origem da doença. “
Utilizada em prol da prevenção e promoção da saúde integral, a medicina funcional foca na saúde em vez de focar apenas na doença.
Com recurso a meios de diagnóstico especializados e estratégias terapêuticas personalizadas, permite a prevenção e a reversão de processos de doença.
Com uma atuação mais humana e menos intervencionista, o foco é otimizar o bom funcionamento do organismo, promovendo a saúde e o bem-estar , logo a qualidade de vida.
É um modelo que capacita pacientes e profissionais para alcançar a maior expressão de saúde envolvendo o paciente e o profissional numa parceria terapêutica.
É uma evolução na prática de cuidados de saúde que atende melhor às necessidades de saúde do século XXI.
Princípios da Medicina Funcional
Visão Integrativa
A Medicina Funcional procura identificar e combater as causas profundas da doença, e vê o corpo como um sistema integrado, e não um conjunto de órgãos independentes dividido por especialidades médicas. Ela trata o sistema de forma integral e não apenas os sintomas.
Cuida da saúde do organismo como um todo. Visa o bem-estar integral: físico, mental e emocional.
Evidência científica
Mantém a constante incorporação de evidência cientifica na prática clínica. Utiliza conhecimento científico atual para uma compreensão profunda da origem da doença e utilização de meios de diagnóstico avançados aliados a estratégias terapêuticas personalizadas.
Foco na origem da doença
O conhecimento da génese da doença e meios de diagnóstico avançados, permitem identificar a origem dos desequilíbrios de saúde. Mais do que o alívio de sintomas, o foco é a origem da doença, a fim de prevenir e/ou reverter.
Diagnóstico avançado
São utilizados meios de avaliação que permitam identificar fatores genéticos, bioquímicos, metabólicos, que possam estar na origem dos desequilíbrios de saúde.
Abordagem Personalizada
As necessidades de saúde são individuais e por isso é feita uma avaliação cuidada e traçado um plano terapêutico personalizado, adaptado á individualidade de cada paciente.
Profissional de saúde e paciente desenvolvem uma relação empática para encontrar as melhores soluções de saúde.
Conceito de saúde e doença
Na Medicina Funcional o conceito de doença está associado a um processo de perda de saúde, visto que as doenças crónicas são precedidas de um longo período de tempo de declínio da função de um ou mais órgãos e sistemas do organismo.
Cada vez mais falada e procurada por profissionais de saúde e pacientes, A Medicina Funcional centra-se no diagnóstico das alterações precoces que vão surgindo nos processos fisiológicos básicos do organismo e que, com o passar dos anos, conduzem à doença.
Qualquer doença ou condição de saúde é decorrente de desequilíbrios que acontecem no nosso organismo, resultado da interação com o meio ambiente, o estilo de vida e predisposição genética.
“É uma enorme mudança de paradigma, que sugere que as doenças não existem da maneira que pensávamos que existiam.”
Para ser considerada saudável, uma pessoa não deve ser simplesmente livre de doenças. Para a medicina integrativa, saúde é um estado vital de bem-estar mental, físico, social, emocional e espiritual.
Diagnóstico
A medicina funcional utiliza o conhecimento científico mais atual sobre a nossa genética, meio ambiente e estilo de vida para diagnosticar e tratar doenças e padrões de disfunção e desequilíbrio.
A avaliação funcional é uma cuidadosa avaliação do estado de saúde, considerando a história clínica, fatores genéticos, bioquímicos e de estilo de vida.
O objetivo é detetar onde e como intervir para manter ou restabelecer o equilíbrio funcional do organismo.
São avaliadas predisposições genéticas juntamente com indicadores de desequilíbrios orgânicos já existentes, para desenvolver um plano terapêutico individualizado que garanta os melhores resultados.
Testes genético, Testes metabólicos, Exames à microbiota intestinal e Exames hormonais são alguns dos meios de diagnóstico funcionais.
Plano Terapêutico
A medicina funcional trata a pessoa que tem a doença, não a doença que a pessoa tem. Isso porque ela é centrada no paciente e nas suas necessidades de saúde individuais.
A medicina Funcional tem como objetivo prevenir e tratar doenças partindo não somente dos sintomas dos pacientes, mas avaliando genes, hábitos e demais fatores que influenciam na saúde do indivíduo.
É desenvolvido um plano personalizado de forma a proporcionar ao organismo as melhores condições para recuperar, manter ou otimizar a saúde.
A nutrição funcional, a suplementação de nutracêuticos, a regulação do bioritmo, a gestão de stress e a recomendação de atividade física fazem parte de um plano que visa a sua saúde integral.
Nutrigenómica e nutrigenética, Modulação intestinal, Reequilíbrio hormonal, Modulação de genes de risco, Redução do stress oxidativo e Modulação da inflamação, são algumas das estratégias terapêuticas para atingir os melhores resultados.
O intuito é auxiliar cada paciente a fazer as melhores escolhas em prol da saúde e longevidade, preservando o bem-estar físico e psíquico.
Em que se aplica:
- Acompanhar o seu estado de saúde e conhecer o que pode fazer para otimizar o seu bem-estar
- Prevenção de doenças e Envelhecimento saudável
- Tratamento de doenças crónicas ou doenças agudas de repetição