Leaky gut ou Síndrome do Intestino permeável é uma condição que afeta a saúde digestiva e tem sido associada ao risco de desenvolver diversas doenças crónicas. 

Permeabilidade Intestinal 

O trato digestivo humano é onde os alimentos são decompostos e os nutrientes são absorvidos. 

O nosso revestimento intestinal é por natureza semipermeavel para absorver água e nutrientes dos alimentos para a corrente sanguínea. Quando funciona corretamente, as paredes do intestino atuam como barreiras, controlando o que entra na corrente sanguínea para ser transportado para os órgãos. 

Pequenas lacunas na parede intestinal chamadas junções apertadas (ou tigh junctions) permitem a passagem de água e nutrientes, enquanto bloqueiam a passagem de substâncias nocivas, antígenos alimentares, fragmentos de bactérias, patógenos e toxinas.   

 Assim, a permeabilidade intestinal refere-se à facilidade com que as substâncias se movem através da parede intestinal. . 

Alterações na permeabilidade intestinal  

Quando ocorre alteração nas junções estreitas das paredes intestinais, o intestino torna se mais permeável, o que pode permitir que bactérias e toxinas passem do intestino para a corrente sanguínea.  

O aumento da permeabilidade intestinal leva a ao desenvolvimento do chamado “intestino permeável” ou Leaky Gut. 

É reconhecido o aumento da permeabilidade intestinal como uma característica reconhecida de várias doenças inflamatórias e autoimunes que afetam o sistema digestivo, incluindo doença inflamatória intestinal e doença celíaca.  

Contudo, a hiperpermeabilidade intestinal em sido proposta como uma condição que poderá estar latente em muitas outras situações, não se limitando as suas consequências ao sistema gastrointestinal. 

Ao se compreender melhor os mecanismos do leaky Gut e suas possíveis consequências, tem sido porposto o seu envolvimento na origem de diversas doenças. 

O termo síndrome do intestino permeável foi proposto não é apenas para definir um sintoma de doença gastrointestinal, mas uma causa subjacente que se desenvolve de forma independente. A evidência cientifica mostra como o aumento da permeabilidade intestinal pode desencadear a translocação de fragmentos bacterianos e afetar a resposta inflamatória sistémica, predispondo a um conjunto de doenças crónicas. 

Evidência clinica crescente elucida para o facto de modificações nas bactérias intestinais, aumento da permeabilidade intestinal e alterações nos mecanismo da resposta inflamatória estarem envolvidos no desenvolvimento de várias doenças crónicas.

Leaky gut e inflamação   

No Leaky Gut a entrada de antígenos externos do lúmen intestinal para o hospedeiro,  pode promover respostas imunes locais e sistémicas. Pode causar alterações na resposta inflamatória, desencadeando uma reação do sistema imunológico envolvida na patogénese de diversos distúrbios de saúde. 

O leaky gut pode contribuir para o surgir ou exacerbar de várias doenças, pelo seu envolvimento nos mecanismo da inflamação crónica de baixo grau, incluindo distúrbios metabólicos como obesidade e diabetes, artrite, síndrome da fadiga crônica, asma e fibromialgia. 

 Alguns estudos mostram que o intestino permeável pode estar associado a doenças autoimunes como lúpus, diabetes tipo 1, esclerose múltipla, tiroidite de Hashimoto.  

Os estudos elucidam para a compreensão dos mecanismos subjacentes ao aumento da permeabilidade e o seu envolvimento na resposta imunológica e possivel associação com o risco de diversos tipos de doenças. 

 Sintomas 

Algumas pessoas têm aumento da permeabilidade intestinal, mas é difícil separar os sintomas da permeabilidade intestinal da inflamação que a precede.  

Intestino permeável não é um diagnóstico médico, mas uma condição que estará subjacente a mecanismos que levam ao desenvolvimento de diversos sintomas e doenças.  

Como já foi referido o aumento da permeabilidade intestinal afeta o sistema gastrointetsinal, mas também tem consequências em outros sistemas. 

Não há sintomas objetivamente associados á permeabilidade intestinal, no entanto, poderá suspeitar se de alteração da permeabilidade intestinal após uma avaliação cuidada da saúde do paciente. 

A síndrome do intestino permeável pode estar associado a sintomas gastrointestinais como:

  • Dor abdominal
  • Flatulência (gases) 
  • Distensão (ou inchaço) abdominal
  • Obstipação
  • Diarreia
  • Sensibilidades alimentares
  • Fadiga
  • Problemas digestivos
  • Alterações na pele

Referências bibliográficas:

  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35833129/
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35151560/
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34509978/
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31076401/
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32051759/