“O inchaço abdominal não é apenas um incômodo diário que perturba o seu bem-estar; ele também pode ser um indicador silencioso de problemas de saúde mais sérios a longo prazo.”

O Que é o Inchaço Abdominal?

O inchaço abdominal é um sintoma comum que afeta muitas pessoas. É caracterizado por uma sensação de plenitude ou distensão na região abdominal, que pode ser acompanhada de dor ou desconforto.

O inchaço abdominal funcional é um tipo de Distúrbios Gastrointestinais Funcionais (DGIFs) que é caracterizado por inchaço recorrente e/ou distensão abdominal que ocorre em média pelo menos uma vez por semana.

O inhaço abdominal pode estar associado ou não a outros diagnósticos como a dispepsia funcional, a síndrome do intestino irritável ou a obstipação funcional.

” 70% dos pacientes quem vêm á consulta por alterações gastrointestinais, o principal motivo é o inchaço abdominal”.

O que pode causar Inchaço Abdominal?

Vários fatores podem estar na base do desenvolvimento do inchaço abdominal. Cada paciente é único e devem ser avaliados os fatores causais que estão alimentar este incómodo sintoma.

Diagnóstico

Para analisar as caudas subjacentes ao inchaço abdominal podem ser solicitados exames especializados:

” a maioria dos pacientes com inchaço abdominal já descartaram algumas causas possíveis através dos exames convencionais ( colonoscopia, ecografia, etc) mas não realizaram exames funcionais que permitam investigar a causa, muitas vezes microscópica.”

Inchaço Addominal e Disbiose

A disbiose é uma das causas mais comuns associada ao inchaço abdominal.

Disbiose intestinal refere-se a qualquer desequilíbrio na composição da microbiota intestinal. Po de ser causada pelo aumento de microrganismos prejudiciais, depleção de espécies comensais, ou ainda, deslocamento geográfico de espécies dentro do sistema digestivo. 

A disbiose intestinal não só pode causar inchaço abdominal, como também pode ser um fator subjacente em uma série de outros problemas de saúde. O desequilíbrio na microbiota intestinal pode afetar a digestão, a absorção de nutrientes e até mesmo o sistema imunológico, tornando crucial a identificação e o tratamento da disbiose para prevenir complicações a longo prazo.

Tratamento

O tratamento deve ser ajustado ás causas diagnosticas como estando na origem do inchaço abdominal.

Uma abordagem funcional permite não só diagnosticar a base do problema como revertê-lo, não se limitando ao alivio dos sintomas.

No caso de uma disbiose, o tratamento envolve 3 fases em que é restabelecido o equilibrio na microbiota intestinal e reparada a saúde gastrointestinal como um todo.

O tratamento envolve alterações alimentares, suplementação específica e estratégias de adaptação do estilo de vida.

“Em menos de 2 meses a maioria dos paceintes decreve uma redução entre 70 a 80% do inchaço abdominal.”

Agende aqui a sua consulta.

Diana Silva

Formação em Medicina Funcional

Especializada em Saúde Intestinal

Modulação Intestinal e Tratamento de Disbioses